Reservatórios Metálicos em Aço Inoxidável

 

Muito comum na indústria alimentícia e também muito utilizado na indústria química, os reservatórios metálicos em aço inoxidável são o que há de mais sofisticado para armazenamento de diversos produtos. Os reservatórios metálicos em aço inoxidável podem ser construídos em diversas ligas, sendo as mais utilizadas AISI 304, AISI 304L, AISI 316 e AISI 316L. Entre o aço inoxidável 304 e o 316, a principal diferença é que o 316 possui Molibdênio em sua composição, aumentando desta forma sua resistência a corrosão. Entre o 304L e 316L para 304 e 316, o diferencial representado pela letra “L” indica o baixo baixo percentuam de Carbono (Low Carbon).

 

Sendo assim, o cliente pode escolher com tranquilidade o material para a fabricação dos reservatórios metálicos em aço inoxidável, ficando para definir após somente o acabamento, este acabamento pode ser de diversas maneiras, sendo o mais comum o industrial para industrial e os reservatórios metálicos em aço inoxidável para alimentícia são normalmente polidos em vários níveis, até o grau máximo, que seria o acabamento espelhado.

 

O reservatórios metálicos em aço inoxidável podem ser construídos em diversas capacidades, sendo encontrados no mercado e já fabricados em nossa empresa, até 4000 m³ em aço inoxidável. Este processo em nada difere do processo de construção em aço carbono, porém as suas fabricações não podem ser executadas numa mesma área, pois existe risco de contaminação.

Hoje o custo do aço inoxidável ainda não permite usá-lo como substituto do aço carbono, portanto, como o mesmo possui resistência mecânica maior, podemos diminuir as espessuras na fabricação de reservatórios metálicos em aço inoxidável, fazendo com que justifique o custo-benefício.

 

A TWD Tanques atuando no mercado há vários anos tem especialização na construção deste tipo de equipamento e possuindo seus quadros de soldadores de ótima performance, pois a qualidade da solda neste tipo de equipamento é primordial.